No Ano Internacional da Biodiversidade, não faltam esforços para combater a extinção das espécies de fauna e flora do Planeta. Mas para reforçar ainda mais essa luta pelo meio ambiente, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, em 1994, o dia 17 de junho como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e criou também a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (United Nations Convention to Combat Desertification – UNCCD). Tudo isso para promover a conscientização pública relacionada à cooperação internacional pelo solo. A Desertificação é um processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco.
Em 2010 o slogan da campanha é “Reforçar os solos em qualquer lugar melhora a vida em toda parte”. A UNCCD tem como objetivo sensibilizar a sociedade em prol da desertificação, degradação da terra, seca e divulgar como essa situação pode afetar a biodiversidade residente no solo. Nesse dia de alerta, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pediu aos diversos países que protejam e recuperem as zonas áridas, a fim de melhorar a vida da população. “Nos últimos 40 anos, quase um terço das terras cultiváveis do mundo tornou-se improdutiva, muitas vezes, acabam abandonadas”, ressalta o secretário Geral da ONU. Ban Ki-Moon afirma ainda que o homem deve saber que as áreas secas possuem uma grande diversidade biológica e potencial produtivo, visto que os desertos oferecem 30% dos alimentos do mundo.
Em 2009, mais de 40 eventos ocorreram ao redor do mundo no Dia Mundial de Combate à Desertificação. Para este ano, você pode participar organizando atividades como, seminários, campanhas e qualquer outro tipo de mobilização. Faça parte dessa campanha e ajude a combater a desertificação da nossa terra.
eu nao achei nada pq eu nao li
ResponderExcluirMuito Bom! Tudo que refere ao meio ambiente eu leio e compartilho com outras pessoas. Temos que cuidar e amar e o que nos foi confiado perfeito, e hoje está ferido e doente... Nosso Planeta.
ResponderExcluirMuito Bom! Tudo que refere ao meio ambiente eu leio e compartilho com outras pessoas. Temos que cuidar e amar e o que nos foi confiado perfeito, e hoje está ferido e doente... Nosso Planeta.
ResponderExcluir